segunda-feira, 29 de março de 2010

Quando a dúvida se abate... É preciso seguir em frente e contar com os amigos de verdade!

É verdade que pra quem está apenas engatinhando no processo o mais difícil talvez seja começar a andar... Quero dizer que depois dos sonhos, dos blogs, dos fóruns, tem um momento em que a gente tem que tomar as rédeas da situação e começar a conduzir o nosso próprio processo, e é aí que o bicho pega!!
Pega porque como todos os blogs dizem "cada caso é único", cada família tem suas características próprias, expectativas e sonhos particulares, condições particulares, enfim chega uma hora em que é preciso caminhar com os próprios pés e nessa hora surgem muuuitas dúvidas, muuuitas inseguranças, muuuitas indagações...
É nessa hora, minha gente, que esse povo bacana da blogsfera pode ajudar demais, sabia?
Tem gente muito boa por aí, tem gente que não se importa em dividir o que sabe, ainda que este conhecimento tenha sido adquirido às custas de um erro, fazem questão de dizer: " Eu fiz assim, mas o melhor seria ter feito assado, então quando for fazer isso, faça bem feito, aprenda com o meu erro!" Eu, sinceramente, acho isso sensacional!
Pra quem não está entendendo nada do que eu estou escrevendo, não se preocupe. Estamos no início do processo e este post é pra dizer que apesar de tudo, tem gente muito boa por aí que tem prazer em ajudar!Quero dedicar meu abraço muito carinhoso à querida Patinha que tem se mostrado uma amiga muito presente apesar de virtual.
Obrigada querida!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Palestra de Informação em Curitiba

Olá!
Hoje vou falar sobre palestra "Quebec, terra de oportunidades" que fomos assistir, marido e eu, no auditório da PUC, na última segunda-feira.
Chegamos na hora, 18:45 a moça da Aliança Francesa já estava à postos para fazer um marketing básico. Falaram do convênio com o Governo do Québec, apresentaram a escola, etc., etc...
Quem deu a palestra sobre o Québec e sobre o processo de imigração foi o Gilles Mascle do escritório de Imigração em São Paulo.
Se a saída do ar condicionado não estivesse bem em cima da minha cabeça, a palestra teria sido perfeita. Apesar do vento frio, fiquei muito satisfeita em ter assistido a apresentação do Gilles que é canadense e trabalha com a Soraia Tandel em São Paulo. Pra quem já leu bastante e estudou bem o processo não há muitas novidades na fala do Gilles, mas ele reforçou alguns pontos imporantes:
  • Esse processo é claro, aberto e igual para todos, mas o governo do Québec não vai dar nada de mão beijada, se você quer emigrar terá apoio, mas terá que se planejar e fazer a lição de casa. Ou seja, quem vai para Québec tem orientação e assistência, mas nenhum empregador vai bater na sua porta te oferecendo trabalho e escola para as crianças se você mesmo não for buscar;
  • Esse processo é pra quem quer trabalhar legalmente no Canadá, quem tem o objetivo de estudar, seja na faculdade ou qualquer outra formação, deve buscar outra via, intercâmbio, etc. Este programa é pra quem quer trabalhar, seja como funcionário, seja como investidor;
  • Gilles fez questão ainda de explicar uma dúvida que encontro algumas vezes na blogsfera: O governo do Québec reembolsa até 1500,00 CAN$ gastos por você com cursos de francês nas escolas conveniadas, aqui em Curitiba só vale a Aliança Francesa, mas esse reembolso só cobre os gastos que você tiver DEPOIS da obtenção do CSQ. Gastos com formação em francês antes de ter o CSQ não são reembolsados;
  • Ele não falou especificamente de nenhuma cidade, citou um pouco Montréal e  a cidade de Québec por serem as maiores e mais importantes da província, mas fez questão de pedir que cada candidato a imigrante analise a sua situação familiar e pesquise o que cada cidade tem a oferecer. Nem sempre viver em Montreal ou Québec é a melhor opção para você e sua família. A pesquisa e o estudo das suas reais necessidades, do seu perfil de emprego, necessidade de escolas para os filhos, lazer, etc. Tudo isso deve fazer parte do seu plano de imigração. É claro que a gente sempre pensa que as cidades maiores tem mais ofertas de emprego e maiores salários, mas o Gilles fez questão de dizer que a relação proporcional entre demanda/oferta de empregos e salário/custo de vida precisa ser avaliada pois cidades maiores tem mais gente desempregada e o custo de vida é maior. Isso deve ser regra no mundo todo!
Bom gente, é isso. A palestra foi muito boa, animada e o português afrancesado do Gilles é bem agradável, não foi cansativo, e olha que ele falou por mais de 2 horas...
No final tinha muita gente querendo fazer perguntas, faltou tempo, mas as perguntas acabam tendo um cunho muito pessoal e aí deixa de interessar ao restante dos ouvintes.
Quem tiver a oportunidade e ainda não tiver assistido nenhuma palestra, vale à pena!

abraços,
Mamãe ZO

sábado, 13 de março de 2010

Inauguração!!

Olá pessoal!
Um grande prazer tê-los por aqui!
Este é o post inaugural do "Família ZO", um blog que nasce sem grandes pretenções, mas com uma vontade imensa de trocar, compartilhar e, quem sabe até ajudar muita gente que divide conosco o mesmo sonho de nos tornarmos imigrantes brasileiros no Canadá.
O "Família ZO" já nasce cheio de informações, curiosidades, imagens e pensamentos que ao longo de suas viagens pelo blogsfera mamãe ZO foi acumulando. É para eles, os blogueiros que vieram antes de nós e que muito nos inspiraram, que dedicamos este primeiro post do "Família ZO".
Obrigada a todos!

Sejam todos muito bem-vindos!!