quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal! E que o próximo seja no Canadá!!

Meus amigos leitores (sim, você, você e... bom, vocês dois...) gostaria de dar pessoalmente um abraço em cada um! Gostaria de agradecer aos que leram, aos que "caíram de paraquedas", aos que comentaram, aos que apenas torceram, àqueles que de alguma forma, quase sem querer, ajudei, enfim, muito obrigada! A familia ZO agradece de coração e deseja que continuemos juntos, comemorando cada conquista e correndo atrás de cada desafio, porque para nós, aspirantes a imigrantes, nada é impossível, certo?
Que o Natal seja maravilhoso para todos vocês, que Deus abençoe suas famílias e ilumine todas as decisões que venham a tomar juntos - porque juntos é sempre melhor! Que 2011 supere todas as suas expectativas, sendo um ano cheio de realizações, surpresas, alegrias, amigos novos e antigos, trabalho, diversão e crescimento, sempre!
Obrigada por estarem conosco!
Feliz Natal!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Temos o CSQ!!!

Surpreendentemente, nosso processo foi tratado "à jato" e no dia 17/11 nós recebemos o e-mail com a convocação da entrevista.... Acreditem, para o dia 1º/12!!! Meu Deus, alegria total, stress total!
Porque tão rápido? Como estar preparado? Enfim, resolvemos "meter as caras" e partir pra essa nova etapa.
Papai ZO estudou como louco e a mamãe que vos fala ficou ansiosa a não mais poder...
Ontem fomos até o 1511 da Berrini e fomos entevistado pela Soraia Tandel. Quando chegamos ao escritório havia um rapaz sozinho, ele nos olhou e sorriu, estava visivelmente nervoso, talvez até mais do que nós, mas logo foi chamado pela Soraia e na saida da entrevista saiu sorrindo, com CSQ, espero...
Nós fomos chamados por volta das 15h20, entramos e ela sorriu, nos cumprimentou e podiu que nos sentássemos. Conversamos sobre o tempo em SP e sobre a vista da sala dela, ela disse que preferia ter a vista do mar, mas em se tratando de SP não era tão ruim...
Nos explicou que estavamos lá para que ela conferisse alguns papéis e que depois ela nos daria o resultado. Confirmou que o papai ZO era o requerente principal e pediu o passaporte dele e dos outros membros da familia, conferiu datas e vistos e perguntou sobre a viagem à Montréal. Papai ZO respondeu. Perguntou sobre a minha viagem à França e sobre os meus estudos, respondi e mostrei os certificados. Perguntou sobre a atividade profissional atual do papai ZO, ele respondeu direitinho (morro de orgulho!). Perguntou porque queriamos imigrar, deixei o papai responder e em seguida ela olhou bem pra mim e disse: "et vous, vous voulez immigrer?" Tomei folego e mandei ver... hehehe...Acho até que me empolguei. Enquanto eu falava ela se virou pro computador e começou a digitar mais e mais...
Por fim nos perguntou sobre as perspectivas de trabalho, mostramos algumas ofertas (que ela nem olhou) e ela nos deu parabéns! "Vous êtes acceptés!"
Nooosa! Não tinha nem 30 minutos que estavamos com ela! Os outros 15 minutos que ficamos lá dentro, foi pra ela nos explicar que poderiamos nos inscrever no placement internacional etc, etc, Vivre le Québec e tudo mais.
Eram 16h e estavamos dentro do elevador comemorando a nossa conquista, que não é só nossa certamente, tivemos muito anjos de luz que nos ajudaram a chegar até aqui e que, espero, nos acompanharão nessa caminhada rumo às terras quebequences.
À todos vocês, anjinhos queridos, amigos de alma, que estão perto ou nem tão perto assim, sintam-se carinhosamente abraçados, com todo o nosso carinho.
Continuem conosco!
um grande abraço!
Mamãe ZO

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Envio do dossier!!

Gente, ele foi hoje!
O nosso dossier, depois de conferido e reconferido, partiu para o escritório do Québec em São Paulo...
Várias sensações nesse momento mas uma, maior do que todas as outras, a de colocar um pouquinho do nosso coração dentro de um envelope plástico dos correios.
C'est parti! Torçam conosco!

Mamãe ZO

A consulta médica

Definitivamente o Dr. Marcos é um médico como já não há mais...
Um amor de pessoa que me dedicou preciosos minutos de seu tempo, me ouviu e me aconselhou a continuar com o nosso projeto com força total!!

Obrigada, doutor!
Se todos fossem iguais a você, que maravilha!
Mamãe ZO


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Palestra (diferente) em Curitiba e Porto Alegre!

Olá gente!
Pra quem ainda está no Brasil, só sonhando com o Québec, ou pra quem ainda não começou a sonhar, esta pode ser uma boa oportunidade.
A Babel Schools está promovendo uma série de quatro palestras, duas em Curitiba e duas em Porto Alegre, para divulgar a oportunidade de imigrar para o Canadá. Eu já assiti a uma palestra do Pierre e é muito boa! Sinceramente, na minha opinião, foi melhor do que a palestra proferida pelo representante do Québec, foi mais clara e objetiva, sem falso comercial e sem clima de Disneylândia. Apenas uma divulgação séria e responsável sobre uma possibilidade que pode mudar a vida de muita gente , pra melhor...
Além da palestra, o pessoal da Babel dá toda assistência pra preencher a papelada, fazer as contas da pontuação e dá todo o suporte pra quem vai enfrentar a temida entrevista para obter o Certificado de Seleção do Québec, além de, claro, dar aulas de francês com um programa voltado especificamente pra quem quer imigrar.
Pra quem se interessou, é só entrar em contato como pessoal da Babel e se inscrever, vale a pena!

Um abraço,
Mamãe ZO

domingo, 1 de agosto de 2010

Depois de um longo e tenebroso inverno...

Olá a todos!

Fico feliz em poder "reaparecer" e perceber que pessoas que compartilham dos mesmos sonhos que a minha família continuam por aqui, firmes e fortes. Andei sumida e parei de pensar no Canadá por uns tempos, conversei com muita gente e percebi que estava ficando perdida e que não estava tendo a clareza necessária para avaliar e tomas as decisões certas. Muitas avaliações feitas e cá estamos nós de retorno.
A primeira coisa que decidimos foi fazer uma visita ao Dr. Marcos em POA e conversar com ele sobre o exame médico e pedir que ele faça uma avaliação geral da família. Preferimos passar por lá primeiro pois a questão dos exames médicos é um pouco delicada. Enfim.... Isso me trouxe muita angústia, mas resolvemos consultar o doutor, já que sem isso seria impossível descobrirmos realmente até que ponto estaríamos aptos ou não de realizar o sonho da imigração para o Quebec.
Estamos planejando a consulta para o início de setembro (ainda dependemos da disponibilidade da agenda do doutor Marcos), mas assim que tiver informações mais concretas, apareço por aqui e falo pra vocês.
Gostaria de agradecer mais uma vez a Patinha que me deu uma grande força para continuar e me ajudou muito, mesmo sem saber. Obrigada, querida.Volto com novidades!
Um grande abraço a todos e continuem por aí!

Mamãe ZO

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Palestra pra quem quer estudar!

Olá gente, em primeiro lugar me perdoem se o blog ainda não saiu da segunda marcha, nós da familia ZO também não, mas o importante é não parar, certo?
Hoje resolvi publicar uma notícia interessante que recebi por e-mail. Trata-se de uma palestra de informação pra quem pretende estudar no Québec. Pelo que eu entendi não são apenas estudos em nível de graduação, mas sim nos niveis subsequentes também e várias universidades da provincia do Quebec estarão presentes. Então gente, a quem possa interessar, clique no link aqui...
Confesso que não vou me segurar e vou dar uma passadinha lá no Radisson (Curitiba) pra conferir!
um abraço,
mamãe ZO

segunda-feira, 29 de março de 2010

Quando a dúvida se abate... É preciso seguir em frente e contar com os amigos de verdade!

É verdade que pra quem está apenas engatinhando no processo o mais difícil talvez seja começar a andar... Quero dizer que depois dos sonhos, dos blogs, dos fóruns, tem um momento em que a gente tem que tomar as rédeas da situação e começar a conduzir o nosso próprio processo, e é aí que o bicho pega!!
Pega porque como todos os blogs dizem "cada caso é único", cada família tem suas características próprias, expectativas e sonhos particulares, condições particulares, enfim chega uma hora em que é preciso caminhar com os próprios pés e nessa hora surgem muuuitas dúvidas, muuuitas inseguranças, muuuitas indagações...
É nessa hora, minha gente, que esse povo bacana da blogsfera pode ajudar demais, sabia?
Tem gente muito boa por aí, tem gente que não se importa em dividir o que sabe, ainda que este conhecimento tenha sido adquirido às custas de um erro, fazem questão de dizer: " Eu fiz assim, mas o melhor seria ter feito assado, então quando for fazer isso, faça bem feito, aprenda com o meu erro!" Eu, sinceramente, acho isso sensacional!
Pra quem não está entendendo nada do que eu estou escrevendo, não se preocupe. Estamos no início do processo e este post é pra dizer que apesar de tudo, tem gente muito boa por aí que tem prazer em ajudar!Quero dedicar meu abraço muito carinhoso à querida Patinha que tem se mostrado uma amiga muito presente apesar de virtual.
Obrigada querida!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Palestra de Informação em Curitiba

Olá!
Hoje vou falar sobre palestra "Quebec, terra de oportunidades" que fomos assistir, marido e eu, no auditório da PUC, na última segunda-feira.
Chegamos na hora, 18:45 a moça da Aliança Francesa já estava à postos para fazer um marketing básico. Falaram do convênio com o Governo do Québec, apresentaram a escola, etc., etc...
Quem deu a palestra sobre o Québec e sobre o processo de imigração foi o Gilles Mascle do escritório de Imigração em São Paulo.
Se a saída do ar condicionado não estivesse bem em cima da minha cabeça, a palestra teria sido perfeita. Apesar do vento frio, fiquei muito satisfeita em ter assistido a apresentação do Gilles que é canadense e trabalha com a Soraia Tandel em São Paulo. Pra quem já leu bastante e estudou bem o processo não há muitas novidades na fala do Gilles, mas ele reforçou alguns pontos imporantes:
  • Esse processo é claro, aberto e igual para todos, mas o governo do Québec não vai dar nada de mão beijada, se você quer emigrar terá apoio, mas terá que se planejar e fazer a lição de casa. Ou seja, quem vai para Québec tem orientação e assistência, mas nenhum empregador vai bater na sua porta te oferecendo trabalho e escola para as crianças se você mesmo não for buscar;
  • Esse processo é pra quem quer trabalhar legalmente no Canadá, quem tem o objetivo de estudar, seja na faculdade ou qualquer outra formação, deve buscar outra via, intercâmbio, etc. Este programa é pra quem quer trabalhar, seja como funcionário, seja como investidor;
  • Gilles fez questão ainda de explicar uma dúvida que encontro algumas vezes na blogsfera: O governo do Québec reembolsa até 1500,00 CAN$ gastos por você com cursos de francês nas escolas conveniadas, aqui em Curitiba só vale a Aliança Francesa, mas esse reembolso só cobre os gastos que você tiver DEPOIS da obtenção do CSQ. Gastos com formação em francês antes de ter o CSQ não são reembolsados;
  • Ele não falou especificamente de nenhuma cidade, citou um pouco Montréal e  a cidade de Québec por serem as maiores e mais importantes da província, mas fez questão de pedir que cada candidato a imigrante analise a sua situação familiar e pesquise o que cada cidade tem a oferecer. Nem sempre viver em Montreal ou Québec é a melhor opção para você e sua família. A pesquisa e o estudo das suas reais necessidades, do seu perfil de emprego, necessidade de escolas para os filhos, lazer, etc. Tudo isso deve fazer parte do seu plano de imigração. É claro que a gente sempre pensa que as cidades maiores tem mais ofertas de emprego e maiores salários, mas o Gilles fez questão de dizer que a relação proporcional entre demanda/oferta de empregos e salário/custo de vida precisa ser avaliada pois cidades maiores tem mais gente desempregada e o custo de vida é maior. Isso deve ser regra no mundo todo!
Bom gente, é isso. A palestra foi muito boa, animada e o português afrancesado do Gilles é bem agradável, não foi cansativo, e olha que ele falou por mais de 2 horas...
No final tinha muita gente querendo fazer perguntas, faltou tempo, mas as perguntas acabam tendo um cunho muito pessoal e aí deixa de interessar ao restante dos ouvintes.
Quem tiver a oportunidade e ainda não tiver assistido nenhuma palestra, vale à pena!

abraços,
Mamãe ZO

sábado, 13 de março de 2010

Inauguração!!

Olá pessoal!
Um grande prazer tê-los por aqui!
Este é o post inaugural do "Família ZO", um blog que nasce sem grandes pretenções, mas com uma vontade imensa de trocar, compartilhar e, quem sabe até ajudar muita gente que divide conosco o mesmo sonho de nos tornarmos imigrantes brasileiros no Canadá.
O "Família ZO" já nasce cheio de informações, curiosidades, imagens e pensamentos que ao longo de suas viagens pelo blogsfera mamãe ZO foi acumulando. É para eles, os blogueiros que vieram antes de nós e que muito nos inspiraram, que dedicamos este primeiro post do "Família ZO".
Obrigada a todos!

Sejam todos muito bem-vindos!!