Olá!
Hoje vou falar sobre palestra "Quebec, terra de oportunidades" que fomos assistir, marido e eu, no auditório da PUC, na última segunda-feira.
Chegamos na hora, 18:45 a moça da Aliança Francesa já estava à postos para fazer um marketing básico. Falaram do convênio com o Governo do Québec, apresentaram a escola, etc., etc...
Quem deu a palestra sobre o Québec e sobre o processo de imigração foi o Gilles Mascle do escritório de Imigração em São Paulo.
Se a saída do ar condicionado não estivesse bem em cima da minha cabeça, a palestra teria sido perfeita. Apesar do vento frio, fiquei muito satisfeita em ter assistido a apresentação do Gilles que é canadense e trabalha com a Soraia Tandel em São Paulo. Pra quem já leu bastante e estudou bem o processo não há muitas novidades na fala do Gilles, mas ele reforçou alguns pontos imporantes:
- Esse processo é claro, aberto e igual para todos, mas o governo do Québec não vai dar nada de mão beijada, se você quer emigrar terá apoio, mas terá que se planejar e fazer a lição de casa. Ou seja, quem vai para Québec tem orientação e assistência, mas nenhum empregador vai bater na sua porta te oferecendo trabalho e escola para as crianças se você mesmo não for buscar;
- Esse processo é pra quem quer trabalhar legalmente no Canadá, quem tem o objetivo de estudar, seja na faculdade ou qualquer outra formação, deve buscar outra via, intercâmbio, etc. Este programa é pra quem quer trabalhar, seja como funcionário, seja como investidor;
- Gilles fez questão ainda de explicar uma dúvida que encontro algumas vezes na blogsfera: O governo do Québec reembolsa até 1500,00 CAN$ gastos por você com cursos de francês nas escolas conveniadas, aqui em Curitiba só vale a Aliança Francesa, mas esse reembolso só cobre os gastos que você tiver DEPOIS da obtenção do CSQ. Gastos com formação em francês antes de ter o CSQ não são reembolsados;
- Ele não falou especificamente de nenhuma cidade, citou um pouco Montréal e a cidade de Québec por serem as maiores e mais importantes da província, mas fez questão de pedir que cada candidato a imigrante analise a sua situação familiar e pesquise o que cada cidade tem a oferecer. Nem sempre viver em Montreal ou Québec é a melhor opção para você e sua família. A pesquisa e o estudo das suas reais necessidades, do seu perfil de emprego, necessidade de escolas para os filhos, lazer, etc. Tudo isso deve fazer parte do seu plano de imigração. É claro que a gente sempre pensa que as cidades maiores tem mais ofertas de emprego e maiores salários, mas o Gilles fez questão de dizer que a relação proporcional entre demanda/oferta de empregos e salário/custo de vida precisa ser avaliada pois cidades maiores tem mais gente desempregada e o custo de vida é maior. Isso deve ser regra no mundo todo!
Bom gente, é isso. A palestra foi muito boa, animada e o português afrancesado do Gilles é bem agradável, não foi cansativo, e olha que ele falou por mais de 2 horas...
No final tinha muita gente querendo fazer perguntas, faltou tempo, mas as perguntas acabam tendo um cunho muito pessoal e aí deixa de interessar ao restante dos ouvintes.
Quem tiver a oportunidade e ainda não tiver assistido nenhuma palestra, vale à pena!
abraços,
Mamãe ZO
Olá,
ResponderExcluirQuanto a sua dúvida sobre o exame médico para os baixinhos, é bem tranquilo. Se eles tiverem menos do que 5 anos não vão fazer praticamente nada.
A consulta médica é tranquila, com o Dr. perguntando se houve alguma cirurgia, se a criança tem algum problema mais grave, etc. etc..
E os exames solicitados são:
- Raio-X: Tórax PA. Necessário para crianças com 11 anos ou mais.
- Exames de Sanque: HIV e VDRL (Sífilis). Necessário para crianças com 15 anos ou mais.
- Urina: análise de rotina. Necessário para crianças com 5 anos ou mais. Eles colocam uma fita reagente no pote da urina para detectar glicose, proteína, etc..
Qualquer dúvida é só perguntar.
[]s
Paulo
Todo começo é mesmo difícil mas ao pouco se chega lá. Tbm estamos no processo e por enquanto estudando frances. No nosso blog colocamos informaçoes legais sobre a imigração. Naõ vamos perder contato.
ResponderExcluirhttp://diariocanadabrasil.blogspot.com