quarta-feira, 30 de março de 2011

E a fila anda... Será?

Olá queridos leitores!
Possivelmente, você chegou até aqui porque é um "enfileirado" como nós. É, no mínimo, interessante o fato de eu estar usando esse termo por aqui. Jamais pensei que isso fosse acontecer, pois este termo está na minha vida desde o dia em que dei entrada no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Como alguns de vocês devem saber, os consulados da Itália no Brasil não dão a mínima bola para os descendentes que têm o direito a ter sua cidadania reconhecida. São anos e anos de espera na fila, sem notícias, sem cartas, sem telefonemas e, obviamente, sem cidadania reconhecida.

Desde que o debate sobre a tal troca do sistema do consulado começou, deixando centenas de "enfileirados" sem perspectiva de como caminhará o seu processo federal, este termo surgiu na minha cabeça. Será que o consulado do Canadá, no Brasil, seguirá os mesmos passos de outros consulados, como o italiano, o argentino e será o consulado do Canadá com mais tempo de espera? 

Eu acredito que, como selecionados pela provincia do Québec para imigrarmos permanentemente para o Canadá, merecemos, ao menos, informações. A falta de informações é nociva para todos: imigrantes, consulado e para o processo em si, porque a falta de informação faz com que as pessoas telefonem mais, escrevam mais e-mails, enviem correspondências e até visitem pessoalmente o consulado (sim, tem gente pensando nessa possibilidade) para obter informações, para organizarem as suas vidas e tentarem planejar, minimamente, toda a logística que envolve a mudança definitiva a um país, para a maioria de nós, completamente estranho.

Além disso tudo, a falta de informação resulta, na maioria das vezes, em suposições, especulações, "achismos", vindos de todos os lados e que não fazem mais do que aumentar o pânico e as preocupações.
Acredito que estejamos todos, imigrantes, consulado e o próprio Canadá, querendo que o processo se desenrrole da maneira mais tranquila e rápida possível, mas para isso, independente de troca de sistema, falta de funcionários, mudança no processo ou o que quer que seja que esteja atrasando dessa maneira o processo federal, é preciso divulgar informações confiáveis e isso, penso eu, cabe ao Consulado do Canadá em São Paulo.

Fico, então, aqui com minha família e com a grande família dos selecionados pelo Québec, a espera de notícias boas, consistentes e confiáveis, para podermos atravessar essa fase de tantas expectativas e preparativos da melhor forma possível.

Um abraço a todos e fiquem firmes!
Mamãe ZO

3 comentários:

  1. É isso aí amiga!
    Como eu já te disse, eu sinceramente acho uma falta de respeito esse silêncio ensurdecedor, isso nos mata não só de anciedade, mas por não podermos nos organizar para essa mudança, que vamos combinar não é fácil nem tão simples assim.
    Acho que estamos precisando unir forças para podermos termos o que nos é de direito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é!
    Eu mudo meus planos igual mudo de roupa!Vou acabar não indo hehe
    Mas essa demora de resposta muito estão tendo .... estou ralando p poder esperar hehe... francês é mais difícil que imaginei
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu post, extremamente sensato.

    Só não entendi muito bem o título.. Li achando que tinha alguma novidade.. =[

    Mais uma notícia recente (que segue as outras): http://www.aivamosnos.com/index.php?option=com_agora&task=topic&id=3&p=14#p13

    Abraços
    Eric Sobral
    http://eunoquebec.wordpress.com

    ResponderExcluir

Não vá embora agora, comente!