quinta-feira, 22 de março de 2012

E as mudanças continuam, agora para quem vai pelo Québec.

Ontem o ministro da imigração e das comunidades culturais do Québec assinou este documento aqui que, basicamente limita o acesso ao processo de imigração a alguns perfis de candidatos.
Pra quem quer ler em francês o documento na integra ele está aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/arrete-ministeriel.pdf.
A partir de agora, podem solicitar o CSQ as pessoas que se encaixarem em dois grupos a saber:

Grupo 1: Aqueles que vivem ou viveram no Québec com visto de trabalho ou de estudos, aqueles cujas profissões tem pontuação 12 ou 16 na tabela de domínios de formação (lista aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf), aqueles que tem uma oferta de trabalho validada pelo Ministério da Imigração ou ainda aqueles que já tiveram a cidadania canadense ou apresentaram o pedido de cidadania no Québec. Esse grupo não tem cota, as portas continuam bem abertas. Vale dizer que a única formação que pontua 12 ou 16 sem exigência de diploma quebequense é engenheiro espacial aeronáutico, as outras só valem para diplomas obtidos no Québec ou equivalente.

Grupo 2: Para este grupo existe uma cota de 14300 demandas de 21/03/12 a 31/03/2013 e nele estão aqueles cujo domínio de formação obtem 6 pontos na tabela de domínios de formação (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf), aqui algumas profissões permitem que o diploma seja brasileiro outras apenas diplomas quebequences ou equivalentes, aqueles que tem um diploma quebequense ou equivalente também estão nesse grupo. Se o diploma tiver mais de 5 anos de expedição, o candidato deve comprovar que exerceu a profissão ligada a este diploma por pelo menos 1 ano.

As pessoas que não se encaixarem em nenhum dos dois grupos não poderão apresentar pedido de CSQ.
Pra quem quiser ler o documento na íntegra, com todos os detalhes, ele está aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html#groupe1.

Abraços e bon courage aos que continuam nessa jornada!
Mamãe ZO

terça-feira, 13 de março de 2012

Mais um ano juntos!!


Bom dia! Hoje é um dia especial e que eu faço questão de comemorar. Hoje são dois anos de família ZO no ar. Diferentemente do primeiro aniversário, que acabou passando batido, este eu quero celebrar.
Quero aproveitar pra dizer que apesar de todas as coisas tristes (baixou o urubu na blogsfera, gente!) que leio na net, que apesar do desespero e do baixo astral de muitos, eu só tenho a agradecer. Agradecer a Deus, que não nos abandona um só minutinho; aos amigos virtuais, que, graças a este espaço, nós tivemos o privilégio de conhecer um pouco mais e hoje são amigos mais do que reais.
Alguns podem não concordar, mas pra nós, desde que entramos nesse processo, só aconteceram coisas boas até hoje e por mais que se especule a respeito de quase tudo em relação ao processo de imigração e suas possíveis mudanças, nós optamos por trabalhar com o real, com o que é dito pelo consulado do Canadá e até agora o que ele nos disse é que o nosso processo está lá, em análise. Aguardemos os próximos capítulos...
Não estou dizendo com isso que é moleza passar por isso e que quem espera  há 15, 16 meses não pode ficar triste e ansioso... Até pode, mas não vejo muito bem onde essa onda de reatividade contra o consulado e a demora na análise dos processos podem nos levar. Já vi até gente escrever que prefere uma resposta negativa do consulado a nenhuma resposta! Gente, será que é de verdade? Eu jamais pensaria uma coisa dessas... 
A imigração pra gente é um sonho antigo, um processo para o qual a gente vem se preparando internamente há muito tempo. Somos filhos e netos de imigrantes e já temos isso no sangue, na alma... O sofrimento naquela época, em que se cruzava os oceanos de navio, era outro, mas era enorme, impossível comparar ao que passamos hoje. É preciso entender que esse sofrimento faz parte do processo, faz parte da constituição de nossos seres como imigrantes e precisamos aproveitar o lado "bom" disso tudo. Sim, sempre há um lado bom!
Quero aproveitar para dizer então que nesse espaço aconteceu muita coisa boa nesses dois anos, conheci gente muito, muito legal, troquei ideias, recebi apoio, me atualizei das novidades de blogs amigos, enfim, muitas coisas boas!
Obrigada pessoas queridas!
Que Deus continue conduzindo a nossa caminhada, que a Sua presença esteja sempre conosco e com todos vocês, que nos leem ou não, e que essa caminhada seja, para cada um de nós, exatamente como deve ser. Que tenhamos sabedoria para entender que nada acontece por acaso e que algumas coisas devem ser aceitas e não mudadas. Que Deus nos dê a clareza de enxergar sempre a diferença.

Um beijo enorme, obrigada pela companhia e não desanimem! Um talvez é sempre melhor do que um não!
Bon courage!
Família ZO