quinta-feira, 22 de março de 2012

E as mudanças continuam, agora para quem vai pelo Québec.

Ontem o ministro da imigração e das comunidades culturais do Québec assinou este documento aqui que, basicamente limita o acesso ao processo de imigração a alguns perfis de candidatos.
Pra quem quer ler em francês o documento na integra ele está aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/arrete-ministeriel.pdf.
A partir de agora, podem solicitar o CSQ as pessoas que se encaixarem em dois grupos a saber:

Grupo 1: Aqueles que vivem ou viveram no Québec com visto de trabalho ou de estudos, aqueles cujas profissões tem pontuação 12 ou 16 na tabela de domínios de formação (lista aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf), aqueles que tem uma oferta de trabalho validada pelo Ministério da Imigração ou ainda aqueles que já tiveram a cidadania canadense ou apresentaram o pedido de cidadania no Québec. Esse grupo não tem cota, as portas continuam bem abertas. Vale dizer que a única formação que pontua 12 ou 16 sem exigência de diploma quebequense é engenheiro espacial aeronáutico, as outras só valem para diplomas obtidos no Québec ou equivalente.

Grupo 2: Para este grupo existe uma cota de 14300 demandas de 21/03/12 a 31/03/2013 e nele estão aqueles cujo domínio de formação obtem 6 pontos na tabela de domínios de formação (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf), aqui algumas profissões permitem que o diploma seja brasileiro outras apenas diplomas quebequences ou equivalentes, aqueles que tem um diploma quebequense ou equivalente também estão nesse grupo. Se o diploma tiver mais de 5 anos de expedição, o candidato deve comprovar que exerceu a profissão ligada a este diploma por pelo menos 1 ano.

As pessoas que não se encaixarem em nenhum dos dois grupos não poderão apresentar pedido de CSQ.
Pra quem quiser ler o documento na íntegra, com todos os detalhes, ele está aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html#groupe1.

Abraços e bon courage aos que continuam nessa jornada!
Mamãe ZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não vá embora agora, comente!