sexta-feira, 15 de abril de 2011

Francisation en ligne!

Olá, gente! Hoje eu venho contar pra vocês como foi a primeira classe virtuelle de Francisation en ligne. Resolvi escrever este post porque foi uma experiência super bacana e sei que muita gente, apesar de ter o CSQ, não se anima a participar, ou por falta de tempo, ou por falta de ânimo mesmo...
Eu fiz a minha inscrição meio tarde, visto que tenho o CSQ desde dezembro, mas foi agora que deu e não me arrependi!
Fiquei no módulo 9 do bloco 3. Esse módulo é pra quem já tem uma base de francês e vai falar sobre educação, moradia, emprego e lazer. Como já disse, hoje foi a minha primeira classe virtual com o meu tutor, que se chama Jeff, para os íntimos, ele vive em uma pequenina cidade às margens do Lac Saint Jean, chamada Roberval.
Nesse primeiro "encontro", ele se apresentou, apresentou a cidade onde vive e falou da profissão dele e dos estudos que fez e pediu que eu fizesse o mesmo. Na verdade, nós seriamos 3 estudantes, mas os outros não "compareceram"...
Uma coisa muito importante, que o Jeff me explicou, foi como funciona a francisação e quais as consequências pra quem não leva a sério esse curso. Segundo ele me disse, o ministério da imigração oferece aos candidatos aceitos pelo Québec uma formação de até 1800 horas de francês, dependendo do nível de língua que o candidato já tem. Essas horas são feitas parte no país de origem e parte no Québec. O que acontece é que muita gente fica perdendo tempo e "queimando" horas por não levar a francisação online a sério e essas horas, uma vez perdidas, não são mais recuperadas. Isso quer dizer que se você não aproveitar o seu curso de francisação, você pode ter que pagar o curso no Canadá.
Alguns podem dizer que o curso lá não é bom e que é franco e tal; isso eu não sei dizer porque ainda estou no Brasil. O que eu posso afirmar, com certeza, é que o curso "en ligne" vale muito à pena, é puxado e exige do estudante as quatro habilidades de que todos nós vamos precisar quando estivermos em solo canadense.
O Jef me disse que as pessoas que não tem tempo pra se dedicar aos estudos de françês, devem pedir para mudarem para a "formule autoformation", porque nesse modelo a exigência não é tão grande, não há classes virtuais e nem produções escritas, mas o aluno estuda francês e aprende sobre o Québec no seu ritmo, o que não é tudo, mas é melhor do que nada.
Talvez o papai ZO, que é muuuito ocupado e trabalha demais, deva migrar para essa "formule" pra não se queimar com o ministério passando por aluno displicente, rsrsrs...
Bom, era isso que eu tinha pra dizer, espero que gostem do post e se tiverem dúvidas, me escrevam! Responderei com prazer!

Um grande abraço,
Mamãe ZO


4 comentários:

  1. É amiga estou com a corda no pescoço. Estou para ser expulsa da francisation, mas dessa vez vou deixar, pois não quero me queimar mais do que já estou com eles ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ois que legal parabens pela iniciativa de fazer esta francisation.qlqr dia te conto da minha experiencia nao muito boa aqui.beijo clau

    ResponderExcluir
  3. Ois que legal parabens pela iniciativa de fazer esta francisation.qlqr dia te conto da minha experiencia nao muito boa aqui.beijo clau

    ResponderExcluir
  4. Ola, queria uma informação sua, pq me cadastrei na francisação fui aceita, mas aqueles bloc não estão habilitados, tenho que esperar, como funciona? Os meus são bloco 1, 2, 3, 4, mas tem uma ampulieta, teria que estar verdinho, certo?

    Grata,

    Cleo

    ResponderExcluir

Não vá embora agora, comente!