quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Feliz país novo pra todos nós!!!

Queridos leitores,

Esse post é o último do ano! Estamos todos muito animados aqui na família ZO com as perspectivas para 2012! Nós e muitos dos nossos amigos estamos na expectativa iminente do recebimento dos pedidos dos exames médicos no início desse ano novo que está chegando...
Depois deles, dos exames, vem eles, os vistos e depois, ele, o Canadá!!!
Então, gente, para os que aqui estão (Brasil) ou lá (no Canadá) todos nas suas lutas diárias, desejamos um 2012 plenos de realizações e de conquistas, com muita paz, alegrias e amor!

Feliz Ano Novo pra todo mundo!!

Beijos e abraços da família ZO!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O CSQ, um ano depois...

 
Oi, gente!
Hoje faz um ano que recebemos das mãos dessa moça sorridente os nossos CSQs! Comemoramos, choramos, rimos muito! Foi a primeira alegria de muitas que vieram depois e que ainda virão. Fiquei muito feliz em ser entrevistada pela Soraia Tandel, uma brasileira/canadense que há anos atrás trilhou o mesmo caminho que nós trilhamos agora e que esteve por dois anos frente ao Bureau do Québec em São Paulo. A ela e a todos aqueles que tiveram participação nessa nossa conquista, o nosso muito obrigado!
Bon courage à tous! Rumo aos pedidos de exames!
Mamãe ZO

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um ano, rumo ao Canadá!


Oi, gente!
Tudo bem por aí?
Por aqui, tudo bem. Tivemos um chá de ânimo com os últimos movimentos do Consulado e com alguns colegas recebendo pedidos de exames e vistos de residentes permanentes. Isso tudo é muito bom!
Estive ausente do blog por puro cansaço, confesso. Ultimamente mal visito as comunidades e os blogs dos colegas de imigração. 
A verdade é que com essa parada violenta que o Consulado deu em 2011, castigando a tantos de nós que esperam ávidos por notícias, fornecendo notícias desencontradas por telefone pra quem se mata tentando ligar pra tal Maura, nós ficamos bem desanimados. Não com o processo, claro, mas em buscar notícias confiáveis.
Resolvi deixar rolar e me preocupar em fixar algumas datas e estabelecer para nós mesmos alguns prazos em que queremos resolver algumas coisas. Afinal, uma mudança desse porte demanda muito planejamento logístico!
Bom, a razão principal deste post, além de dizer que não morremos e que não desisitimos, é comemorar um ano de caminhada rumo ao Canadá. Em 11 de novembro de 2010, nosso envelope amarelo chegou no Bureau do Quebec e foi aí que tudo começou a se materializar. Não digo que foi o primeiro degrau da escada, porque antes dele houve muitos outros, mas esse foi sem dúvida, o marco inicial desse projeto que está próximo de ser concluído (oremos!!) para que um outro, a vida no Canadá, se inicie.
Me sinto muito feliz por ter chegado até aqui, grata por todas as coisas boas que nos aconteceram (e foram muitas!), pelas pessoas maravilhosas que nos ajudaram e que ainda nos ajudam tanto!! Muitas coisas boas ficarão em meu coração depois do final desse processo, me sinto privilegiada por estar passando por esse momento com minha familia e amigos do coração.

Desejamos a todos os nossos companheiros de sonho e de projeto, que as coisas sejam, a partir de agora, ainda melhores e que o Consulado se organize e retome a agilidade que já teve há anos atrás.

Obrigada a todos!!
Seguimos caminhando, com conquistas diárias!

Mamãe ZO

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Seis meses de federal!

É isso, querido leitores, estamos completando mais um mês de processo federal. Olhando assim, até que passou rápido! Imaginando que devemos estar beirando a metade do processo (sim, gente, sou otimista!) procuramos manter o coração leve de preocupações, até porque, elas mais atrapalham do que ajudam, não é mesmo? Nem sempre é fácil e quem já leu outros posts sabe que a gente fica numa montanha russa de emoções, mas eu só tenho que ser grata a Deus porque nosso processo tem sido tranquilo e tudo o que temos que fazer para ter os nossos vistos de residentes permanentes é esperar. Procuro árduamente enxergar essa espera como um momento de preparação, em todos os sentidos. Emocional, financeiro, psicológico e prático mesmo! Pesquisas e mais pesquisas...

Felizmente, temos contato com varias pessoas queridíssimas que já estão no Canadá e com elas trocamos informações preciosas sobre os assuntos mais diversos. Sou tão grata a cada uma delas! São como anjinhos zelando pelo sucesso do nosso projeto! Obrigada, anjos queridos! Espero poder ajudar aos outros, que vierem depois de mim, com tanto carinho e disposição como vocês fazem por mim e por minha família agora.

Seguimos em frente!! Bon courage à tous!!

Mamãe ZO


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Hoje faz 8 meses que um papelzinho mudou a nossa vida...

e depois do CSQ, o nosso mundo nunca mais foi o mesmo.
E tenho dito!

Mamãe ZO

domingo, 24 de julho de 2011

5 meses... O jeito é comemorar...


Afinal, muitos companheiros de espera tem tido notícias, uns receberam pedidos de documentos, de formulários (o que acontece com os formulários que eviamos, afinal?), fotos, antecedentes criminais e etc... Isso nos anima a todos porque afinal quer dizer que "o povo" do consulado do Canadá está trabalhando, mexendo nos nossos papéis e fazendo a coisa andar, ainda que mais lentamente do que muita gente gostaria. Inclusive nós... Não que tenhamos pressa de ir embora, mas temos, isso sim, pressa de ter nossos passaportes devidamente decorados com vistos de imigrantes... Isso sim...
Sabemos que isso vai acontecer na hora devida e no momento certo, sabemos que nossa vez vai chegar também e que como todos os que agora arrumam as malas, vendem suas coisas e compram as suas passagens, a nossa hora também vai chegar, assim como a de todos que já passaram ou vão passar por essa incrível experiencia de imigrar.
Um abraço grande a todos vocês que acompanham a nossa caminhada, tenham certeza que é muito mais fácil caminhar "em bando" do que sozinhos. Ainda que sejamos uma família, é muito bom contar com outras famílias, casais e pessoas de todos os lugares que partilham do mesmo desejo que o nosso.
Obrigada! Continuemos juntos a nossa caminhada, dando os ombros uns aos outros e tornando a espera mais produtiva e supertável.

Merci beaucoup et bon courage à tous!!

Familha ZO

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O nosso tempo e o tempo das coisas...

imagem: http://bichinhosdejardim.com/

Olá a todos!
Pra compensar o post filosófico de ontem, fico hoje com a pureza a tranquilidade e a harmonia da natureza que nós, bichinhos humanos aspirantes a imigrantes, ainda precisamos compreender.
Abraços a todos os nossos companheiros nessa jornada!
Bon courage!!

Mamãe ZO

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O amanhã...


"Afinal, há é que ter paciência,
dar tempo ao tempo,
já devíamos ter aprendido,
e de uma vez para sempre,
que o destino tem de fazer muitos rodeios
para chegar a qualquer parte."
José Saramago

Olá, amigos!
Este é um post despretencioso, que talvez sirva mais pra animar a mim mesma do que qualquer outra pessoa. A verdade é que depois que "embarcamos" nessa de Canadá passamos a fazer face a tantos sentimentos, tantas situações inesperadas, passamos de uma "rotina tranquila" a uma sucessão de sentimentos, às vezes não autorizados, como saudades gigantescas, angústia aguda, irritação intensa, alegrias, lágrimas, roer de unhas, expectativas, aplausos, idas e vindas ao interior de nós mesmos, às vezes doloridas, às vezes prazeirosas, borboletas na barriga.
Para os que dizem que o que importa na vida é a jornada e não o destino, é importante estar vivo e manter-se atento, mesmo que "em banho-maria"... Mas como? Qual é o segredo? Como viver plena e intensamente quando as cartas demoram a chegar, o telefone não toca e na caixa de entrada só tem anúncios do "Peixe Urbano"?
O tal número de processo lá, empoeirado, os livros de francês amassados, manchados de tanto manuseio... Quando daremos o salto, como será o amanhã? E quando ele virá? Estaremos preparados?

"O meu destino será como Deus quiser"
Bon courage à tous!

Mamãe ZO




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Federal, me aguarde, estamos chegando lá... 3 meses!!

É isso mesmo, amigos leitores, hoje comemoramos (hein?) 3 meses de processo federal. Temos o nosso número de processo, mas nenhum sinal de nada... Nem cartinha, e-mail, E-CAS, sinal de fumaça... Mas tudo bem, a gente continua otimista e achando que esse tal sistema vai fazer "a coisa" andar. Pra comemorar, iremos verificar, na próxima segunda-feira, o que tem a dizer a famosa Maria João a respeito desse processo, razão de nossas ansiedades... Quem sabe não saimos de lá com ainda mais esperança e otimismo? Depois voltamos aqui pra contar como foi, ok?
É isso gente, obrigada pela companhia nessa caminhada que, espero, não dure mais do que o necessário!
Bon courage!!

Mamãe ZO

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pedidos de exames por aí!!!

Gente!

Ontem nós completamos 2 meses de Federal. Como era de se esperar nada de cartinhas e etc. Seguimos na espera e com o moral bem em alta, diga-se de passagem.
Esse post é pra comemorar a alegria de um casal muito querido que recebeu, no meio desse feriado de Páscoa, os pedidos de exames médicos.
Em homenagem a este casal tão querido e de quem acompanho de pertinho o processo, fiz este post pra avisar que os pedidos estão saindo e que "a fila anda"!!!
Abraços a todos e boa semana!

Mamãe ZO

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Francisation en ligne!

Olá, gente! Hoje eu venho contar pra vocês como foi a primeira classe virtuelle de Francisation en ligne. Resolvi escrever este post porque foi uma experiência super bacana e sei que muita gente, apesar de ter o CSQ, não se anima a participar, ou por falta de tempo, ou por falta de ânimo mesmo...
Eu fiz a minha inscrição meio tarde, visto que tenho o CSQ desde dezembro, mas foi agora que deu e não me arrependi!
Fiquei no módulo 9 do bloco 3. Esse módulo é pra quem já tem uma base de francês e vai falar sobre educação, moradia, emprego e lazer. Como já disse, hoje foi a minha primeira classe virtual com o meu tutor, que se chama Jeff, para os íntimos, ele vive em uma pequenina cidade às margens do Lac Saint Jean, chamada Roberval.
Nesse primeiro "encontro", ele se apresentou, apresentou a cidade onde vive e falou da profissão dele e dos estudos que fez e pediu que eu fizesse o mesmo. Na verdade, nós seriamos 3 estudantes, mas os outros não "compareceram"...
Uma coisa muito importante, que o Jeff me explicou, foi como funciona a francisação e quais as consequências pra quem não leva a sério esse curso. Segundo ele me disse, o ministério da imigração oferece aos candidatos aceitos pelo Québec uma formação de até 1800 horas de francês, dependendo do nível de língua que o candidato já tem. Essas horas são feitas parte no país de origem e parte no Québec. O que acontece é que muita gente fica perdendo tempo e "queimando" horas por não levar a francisação online a sério e essas horas, uma vez perdidas, não são mais recuperadas. Isso quer dizer que se você não aproveitar o seu curso de francisação, você pode ter que pagar o curso no Canadá.
Alguns podem dizer que o curso lá não é bom e que é franco e tal; isso eu não sei dizer porque ainda estou no Brasil. O que eu posso afirmar, com certeza, é que o curso "en ligne" vale muito à pena, é puxado e exige do estudante as quatro habilidades de que todos nós vamos precisar quando estivermos em solo canadense.
O Jef me disse que as pessoas que não tem tempo pra se dedicar aos estudos de françês, devem pedir para mudarem para a "formule autoformation", porque nesse modelo a exigência não é tão grande, não há classes virtuais e nem produções escritas, mas o aluno estuda francês e aprende sobre o Québec no seu ritmo, o que não é tudo, mas é melhor do que nada.
Talvez o papai ZO, que é muuuito ocupado e trabalha demais, deva migrar para essa "formule" pra não se queimar com o ministério passando por aluno displicente, rsrsrs...
Bom, era isso que eu tinha pra dizer, espero que gostem do post e se tiverem dúvidas, me escrevam! Responderei com prazer!

Um grande abraço,
Mamãe ZO


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um ano... e um mês!!! Ainda vale comemorar??


Um ano de blog... e um mês! Claro, tinha que ser...1 e 1... olha ele aí de novo, o nosso número especial... E pra não deixar passar em branco a data, resolvi ligar para o Consulado e obter notícias, custe o que custar!! E munida de todo o meu espírito Indiana Jones (musiquinha Indiana Jones ON) passei a mão no telefone e liguei... Muitas mensagens gravadas depois, uma voz me atende: "Quem está falando?", eu pergunto, "É a Maura.",  ouço a resposta do outro lado da linha.
Pois é, hoje, em comemoração aos 13 meses do nosso blog, nesse dia 13 de Abril de 2011 eu falei com a Maura. Ela não me deu o meu número de processo, porque disse que ainda não tem, mas confirmou o recebimento no dia 23/02/2011... 
Ah! que coisa, essa data... Dá 11 também? Que coisa!! Ela disse que o processo está demorando em média 10 meses, só a parte federal e que eu devo receber a nossa cartinha daqui a uns dois meses ainda. Tudo bem, foi bom saber que o processo está lá, aguardando pra ser analisado e ver ela achou o nosso nome rapidinho, sinal que a coisa está entrando nos eixos, certo?
Bom, eu só queria partilhar com vocês as novidades, a alegria e a gratidão por termos chegado até onde chegamos e dizer que a nossa troca, seja de informações, depoimentos ou dicas, é sempre muito proveitosa. Nosso bloguinho é nosso registro dessa incrível jornada familiar rumo à província de Québec e é muito bom saber que em "apenas" um ano as coisas caminharam tanto!
Um abraço a todos e bon courage!
Mamãe ZO

quarta-feira, 6 de abril de 2011

"I give, I trust, I thank. Namastê!"


Ontem à noite, família ZO reunida na cozinha, conversa vai, conversa vem e de repende meu filho mais velho solta essa: "Mãe, quer ouvir o que eu aprendi na minha aula de inglês?", "Claro, filho!", respondo, interessada. E ele diz orgulhosos da sua pronuncia recem adquirida: "I Give, I trust, I thank. Namastê!".
Eu fiquei calada... Aquilo ecoou fundo... Parece bobagem, mas o que é melhor do que uma saudação como essa para enfrentarmos esse momento tão cheio de expectativas e ao mesmo tempo tão vazio de informações do nosso processo federal?
Sei que ele nem sequer lembrou do processo, ele tem só 9 anos e a sua maior preocupação nesse momento é como passar de fase no seu joguinho favorito... Nós, os adultos da família nos entreolhamos, sorrimos e entendemos.
Realmente, filho, nesse momento o negócio é mesmo entregar, acreditar e agradecer...Namastê!
um abraço,
Mamãe ZO

Ps.: A ilustração que acompanha o post é da talentosa Jana Magalhães que me concedeu a honra de contar com uma de suas obras de arte em meu humilde bloguinho. Obrigada, Jana!
Quem quiser conhecer o trabalho da Jana, aparece aqui: http://www.janamagalhaes.com/ e fala com essa menina simpática aqui: jana@janamagalhaes.com

quarta-feira, 30 de março de 2011

E a fila anda... Será?

Olá queridos leitores!
Possivelmente, você chegou até aqui porque é um "enfileirado" como nós. É, no mínimo, interessante o fato de eu estar usando esse termo por aqui. Jamais pensei que isso fosse acontecer, pois este termo está na minha vida desde o dia em que dei entrada no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Como alguns de vocês devem saber, os consulados da Itália no Brasil não dão a mínima bola para os descendentes que têm o direito a ter sua cidadania reconhecida. São anos e anos de espera na fila, sem notícias, sem cartas, sem telefonemas e, obviamente, sem cidadania reconhecida.

Desde que o debate sobre a tal troca do sistema do consulado começou, deixando centenas de "enfileirados" sem perspectiva de como caminhará o seu processo federal, este termo surgiu na minha cabeça. Será que o consulado do Canadá, no Brasil, seguirá os mesmos passos de outros consulados, como o italiano, o argentino e será o consulado do Canadá com mais tempo de espera? 

Eu acredito que, como selecionados pela provincia do Québec para imigrarmos permanentemente para o Canadá, merecemos, ao menos, informações. A falta de informações é nociva para todos: imigrantes, consulado e para o processo em si, porque a falta de informação faz com que as pessoas telefonem mais, escrevam mais e-mails, enviem correspondências e até visitem pessoalmente o consulado (sim, tem gente pensando nessa possibilidade) para obter informações, para organizarem as suas vidas e tentarem planejar, minimamente, toda a logística que envolve a mudança definitiva a um país, para a maioria de nós, completamente estranho.

Além disso tudo, a falta de informação resulta, na maioria das vezes, em suposições, especulações, "achismos", vindos de todos os lados e que não fazem mais do que aumentar o pânico e as preocupações.
Acredito que estejamos todos, imigrantes, consulado e o próprio Canadá, querendo que o processo se desenrrole da maneira mais tranquila e rápida possível, mas para isso, independente de troca de sistema, falta de funcionários, mudança no processo ou o que quer que seja que esteja atrasando dessa maneira o processo federal, é preciso divulgar informações confiáveis e isso, penso eu, cabe ao Consulado do Canadá em São Paulo.

Fico, então, aqui com minha família e com a grande família dos selecionados pelo Québec, a espera de notícias boas, consistentes e confiáveis, para podermos atravessar essa fase de tantas expectativas e preparativos da melhor forma possível.

Um abraço a todos e fiquem firmes!
Mamãe ZO

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E que rufem os tambores...... Nosso "federal" foi enviado!

É isso mesmo, só enviamos agora...
Foi um tal de atestado daqui, atestado dali que a coisa enrolou, ainda mais com as festas de final de ano, férias das crianças...
O importante é que o sedex foi enviado, completinho, pronto para entrar na lista dos desesperados de espera do Consulado do Canadá.
Todas as nossas preces se concentram nas mãozinhas que manipularão e tratarão nosso processo tão querido!

Boa sorte a todos que, como nós, esperam!
Mamãe ZO